Por que os acidentes de origem elétrica acontecem? Descuido? Descaso? Desconhecimento?

Na verdade, a resposta a essa pergunta é “um pouquinho de cada”.  Tanto o descaso quanto o desconhecimento tem sido os maiores vilões dos acidentes de origem elétrica no Nordeste do país. (Veja também Descaso, descuido ou falta de conhecimento?)

Desde o início do ano monitoramos todos os acidentes de origem elétrica registrados e notamos que, uma boa parte deles ocorre por descaso, o famoso “nunca vai acontecer comigo porque tomo cuidado”, e por desconhecimento, quando as pessoas se propõem a fazer aquilo que não sabem e acabam se ferindo.

Avaliação e Reforma das Instalações Elétricas.

de efetuar uma avaliação nas instalações elétricas de sua residência, principalmente se ela possui mais de 5 anos. Como já dissemos em artigos anteriores, assim como tudo nesta vida, as instalações elétricas também envelhecem e ficam obsoletas. Além disso, com o avanço da tecnologia, precisamos de mais tomadas para dar conta de todos os eletrônicos que temos em casa.

Infelizmente, como a revisão nas instalações elétricas para suportar toda a carga dos novos eletroeletrônicos não é feita, as sobrecargas acabam ocorrendo, esquentando os fios e provocando curtos-circuitos e incêndios.

Um dado importante

No ano de 2018, foram registradas 261 ocorrências fatais no Nordeste devido aos choques elétricos e este número só aumenta com o passar do tempo. (Veja o Anuário Estatístico da Abracopel)

Falta atenção? Descuido? Descaso? Independentemente do motivo o fato é que alertamos, informamos, tentamos explicar e mostrar todos os perigos que envolvem a eletricidade e, mesmo assim, as pessoas continuam se machucando e “brincando” com a eletricidade.

Como se proteger?

atualmente, ela é muito valiosa. A troca de informação, de conhecimento e experiências pode fazer com que uma pessoa tenha consciência dos perigos em que está envolvida.

Para que você e sua família estejam protegidos contra os perigos das instalações elétricas é recomendo que uma avaliação e atualização das instalações seja efetuada. Além disso, um projeto elétrico bem dimensionado deve ser executado por um profissional qualificado.

Outro alerta válido é adquirir sempre produtos de qualidade e confiáveis. Nem sempre o mais barato é o melhor. Quando o assunto for sua segurança e de sua família pense se vale a pena economizar! (Conheça a lista de fabricantes confiáveis acessando o site da Qualifio)

Nós, da Abracopel, continuaremos com a nossa missão e nosso sonho de tornar o Brasil o primeiro país com referência em acidente zero com eletricidade.

Nos ajudem a divulgar essa causa. Siga a @Abracopel nas redes sociais, cadastre-se para receber nossas novidades e associe-se à nossa causa.

Lembre-se que eletricidade é cosa séria. Não brinque com a sua vida!