Desta vez parece que o frio chegou para ficar. E existe coisa melhor do que, neste friozinho, ficar em casa, debaixo das cobertas e com um aquecedor esquentando o ambiente? Não né? Mas cuidado, os aquecedores também trazem perigos se a instalação elétrica estiver mal dimensionada.

A utilização de aquecedores apresenta diversos perigos, sendo necessária muita atenção em relação à instalação elétrica, maneiras de utilização e as revisões periódicas que esses equipamentos devem passar.

Algumas dicas devem ser seguidas para manter a integridade do equipamento, bem como a segurança dos usuários.

  • Dica 1 – A instalação e utilização do aparelho deve estar de acordo com as instruções fornecidas no manual;
  • Dica 2 – Uma revisão deve ser efetuada no equipamento, pois sujeira, poeira, fios soltos e com mau contato poderão causar um curto-circuito e um possível incêndio;
  • Dica 3 – É muito importante que haja circulação de ar no ambiente, pois, os aquecedores queimam o oxigênio, podendo levar a pessoa morte por hipóxia (baixo teor de oxigênio);
  • Dica 4 – Aquecedores a gás também merecem atenção. Eles devem ser instalados em locais ventilados e possuírem chaminés para exaustão, uma vez que o gás liberado pelo aquecedor (monóxido de carbono), não apresenta cheiro e nem gosto, sendo inalado pela pessoa e podendo levá-la a uma intoxicação e até mesmo a morte;

Fique atento!

Devido à sua alta potência, os aquecedores “puxam” uma elevada corrente elétrica, podendo queimar o disjuntor e derreter os fios de sua residência.

Evite que isso aconteça checando a voltagem e a potência do aquecedor. Normalmente, sua potência gira em torno de 1500 W e voltagem 127 ou 220 V. Por esse motivo, é necessário, antes de tudo, verificar se a sua instalação elétrica aguenta essa corrente. Além disso, um fio de, no mínimo, 4 mm de bitola deve ser utilizado na instalação elétrica das tomadas que receberão este aquecedor.

Além dos fios, é importante que sua residência possua um disjuntor que suporte esta corrente, caso contrário, ele queimará e cortará o fornecimento de energia.

Para que não haja dúvidas com relação à instalação do aquecedor, bem como com a instalação elétrica, solicite sempre a presença de um especialista, um eletricista qualificado.

Se preferir, acesse o site www.encontreseueletricista.com.br que disponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo com suas dúvidas.

O Programa Casa Segura é o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade.