Junho começou, e com ele as tão esperadas festas juninas.

Quentão, vinho quente, curau, pamonha e muitas outras comidas típicas desta época preenchem o mês. Comer realmente é muito bom, mas, você já parou para pensar como são as instalações elétricas em uma quermesse?

Muitas pessoas nem se lembram delas, a não ser que alguma comece a dar problema.

Barracas sobrecarregando redes elétricas, gatos por todos os lados, fios passando pelas cabeças das pessoas ou pelo chão, enfim, o perigo está a solta.

Atenção aos detalhes e alguns simples cuidados são fundamentais para garantir a segurança e a festança.

O princípio

Vamos começar a falar sobre as decorações juninas.

Enfeites, bandeirinhas, bandeirolas, ruas e praças repletas de decoração. Aqui já fica um alerta: todos os adornos devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e, principalmente, eles não devem ser afixados próximos da fiação elétrica nem amarrados aos postes ou fios.

As barracas, tradicionais neste tipo de festança, é necessário ficar de olho nas ligações elétricas. Equipamentos elétricos deverão estar em boas condições de utilização e a instalação elétrica do local deverá estar bem dimensionada para que não ocorram sobrecargas (a companhia elétrica de sua região conseguirá informar se o local está corretamente dimensionado para receber a nova carga elétrica).

Além disso, as barracas devem conter o devido aterramento elétrico. IMPORTANTE: o serviço de elétrica deverá ser efetuado por um profissional qualificado, para que nenhum problema ocorra. Ligações clandestinas (os famosos “gatos”), além de sobrecarregar o sistema, representa um enorme risco de curto-circuito e graves acidentes, além de ser um crime previsto no Código Penal Brasileiro.

As fogueiras, típicas de uma festa de São João também trazem perigos. Nunca acenda uma fogueira próximo aos postes ou embaixo de fios elétricos, pois, o calor das chamas poderá superaquecer os fios provocando seu rompimento.

Lembre-se

Nunca manuseie sozinho uma instalação elétrica. Solicite sempre a presença de um profissional habilitado, capaz de realizar o serviço.

O site www.encontreseueletricista.com.br disponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo nessa escolha e tornar a sua festa de São João mais segura.

O Programa Casa Segura é o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade.