A rotina de uma mulher é muito cansativa. Muitas trabalham fora e ainda têm os afazeres domésticos. Lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa, dos filhos, do marido, ufa! É muita função para uma pessoa só.

De acordo com matéria divulgada no site o globo, as mulheres chegam a trabalhar oito horas a mais que os homens nos afazeres domésticos.

Um dia-a-dia exaustivo requer muito mais cuidado e atenção.

Modo Automático

Você já saiu para trabalhar e, quando chegou ao seu destino, não conseguiu se lembrar qual o caminho que fez para chegar até lá? Ou acabou de escovar os dentes e, por alguns segundos, esqueceu se já tinha escovado ou não? Bem, este é o famoso “modo automático”, onde executamos tarefas tão automaticamente que não nos damos conta de nossas próprias ações.

Mas por que estamos falando sobre isso? Bem, o modo automático é uma situação tão normal que, muitas vezes, não temos noção do perigo que podemos estar correndo.

No final de abril, uma notícia divulgada no site gazetaweb dizia que uma mulher faleceu após sofrer um choque elétrico, em uma extensão ligada em sua máquina de lavar roupas.

Ainda, de acordo com a notícia, esta extensão estaria com um fio descascado e a vítima acabou manuseando o objeto sem desconectá-lo da tomada.

Um ato impensado, provavelmente feito no “modo automático”, acabou levando uma mulher a óbito.

Por que fazemos isso?

Por ser uma atitude corriqueira e, provavelmente executada inúmeras vezes, sem nenhuma consequência, cai no “modo automático”, onde nenhum cuidado é pensando, afinal de contas, aquela mesma situação já aconteceu antes.

Para situações como esta, aqui fica o alerta: Procure não executar suas tarefas no “modo automático”. Preste atenção em suas ações e, principalmente, tenha cuidado quando manusear algum equipamento que evolva energia elétrica.

Observe a fiação elétrica. Fios velhos e desencapados precisam ser trocados.

Importante: nunca tente realizar sozinho nenhum tipo de manutenção na instalação elétrica. Procure sempre um profissional habilitado. O site www.encontreseueletricista.com.br disponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo nessa escolha.

Programa Casa Segura: o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade.