Adolescentes, esta palavra estremece até a alma. Crianças que não são mais tão crianças para serem tratadas como tal, mas ainda não são adultos para serem punidos com a mesma rigidez.

Donos da verdade, não aceitam o não e não temem o perigo. Se acham responsáveis pela idade e “super-heróis”. Bem, infelizmente, a realidade não é bem esta.

Festas e irresponsabilidade

Adolescentes são loucos por festas e não importa o local. Baladas, bares e casas de amigos… se tiver uma piscina, a diversão fica ainda melhor.

Mas, o que muitas vezes é diversão para alguns, para outros pode não ser tanto assim.

Em 29 de abril, a vida de um adolescente de 16 anos foi retirada por uma irresponsabilidade e, ao mesmo tempo, uma falta de informação.

O garoto levou um choque elétrico ao mexer na bomba da piscina com o corpo molhado.

Se este jovem tivesse sido instruído a não manusear nenhum equipamento elétrico com qualquer parte do corpo molhado, talvez não tivesse se acidentado desta maneira.

Como evitar choques elétricos

Antes de tudo é bom saber que, se você não for qualificado para a manutenção de aparelhos elétricos, não tente consertá-los. Procure sempre a assistência técnica especializada.

Uma dica válida é, mesmo que utilize calçados com solado de borracha, ao manusear equipamentos eletrônicos, nunca toque em outra pessoa, principalmente se esta estiver descalça, pois eles são ótimos condutores de energia, o que poderia resultar em um choque.

Procure manter cabos e fios longe de locais onde há grande circulação de pessoas e, principalmente, longe de locais com óleo ou água.

Se houver a necessidade de utilizar qualquer tipo de ferramenta ao ar livre ou em áreas molhadas, tenha certeza de que ela é adequada ao uso externo.

Importante: nunca tente realizar sozinho nenhum tipo de manutenção na instalação elétrica. Procure sempre um profissional habilitado. O site www.encontreseueletricista.com.br disponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo nessa escolha.

Estas são somente algumas dicas que podem contribuir para a sua segurança e de todos ao seu redor. Oriente seus filhos, sobrinhos e conhecidos para que eles não entrem em contato com qualquer equipamento elétrico, principalmente, se estiverem com alguma parte do corpo molhada.

Com eletricidade não se brinca e a orientação, principalmente aos leigos, é de suma importância.

Programa Casa Segura: o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade.