Ao longo dos anos, a tecnologia vem se desenvolvendo de maneira absurdamente rápida. Celulares, tabletes, notebooks, relógios inteligentes, aparecem no topo das compras de eletroeletrônicos.

Porém, esse avanço tecnológico também tem trazido atitudes impensadas da maioria das pessoas, principalmente ao carregarem a bateria de seus aparelhos celulares.

Foi o que aconteceu com um celular esquecido em cima de uma cadeira e conectado à tomada, provocando um incêndio na sala de um prédio comercial da cidade de Cuiabá – MT, no último dia 22 de março.

Eletrônicos e água, uma combinação mortal.

Se não bastasse, os acidentes devido celulares conectados por muito tempo nas tomadas, há também muitos casos envolvendo água e eletricidade, dois elementos que literalmente não combinam.

Mortes por acidentes com celulares que ficam carregando no banheiro estão no topo do ranking de mortes e acidentes.

Recentemente, uma triste notícia publicada em um jornal europeu, relatou a morte de uma adolescente de 14 anos, após levar um #choque-elétrico quando deixou seu celular cair na banheira em que estava tomando banho. O aparelho estava conectado na tomada quando entrou em contato com a água, causando o acidente.

Eletrônicos carregando a bateria no banheiro

Se você é como a maioria das pessoas, que coloca o celular, tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico para carregar enquanto toma banho, fique atento: você está colocando sua vida em risco!

Um dos principais problemas causados nos equipamentos eletrônicos, que frequentemente tem suas baterias carregadas durante o banho, é a oxidação dos componentes causados pelo vapor e também o risco de um curto-circuito devido à condutividade da água, pois o vapor cria partículas de água no ar que acabam penetrando no equipamento.

E…acredite se quiser, mas, o reparo de celulares oxidados devido ao vapor e água, está em primeiro lugar de consertos das assistências técnicas.

Celular carregando a bateria enquanto estiver dormindo

Nem pensar! Enquanto você estiver dormindo o seu celular também deve descansar! Infelizmente, as pessoas têm o péssimo hábito de deixarem o celular carregando ao lado da cama, enquanto dormem. Os perigos são inúmeros, principalmente se o carregador da bateria estiver com mal contato e a instalação elétrica sobrecarregada, fatores que contribuem para um superaquecimento da tomada e o aumento da possibilidade de um incêndio.

Evite acidentes!

O Programa Casa Segura sempre alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados durante a reforma de uma instalação elétrica:

  1. Contrate sempre profissionais qualificados e certificados para a execução do serviço;
  2. Exija matérias de qualidade, lembre-se que o barato pode sair caro;
  3. Solicite, ao profissional, a instalação do DR no quadro de energia, pois além de evitar choques, ele também pode protegê-lo contra incêndios.
  4. Efetuar a manutenção da instalação elétrica a cada 5 anos.

Importante: nunca tente realizar sozinho nenhum tipo de manutenção na instalação elétrica. Procure sempre um profissional habilitado. O site www.encontreseueletricista.com.br disponibiliza uma lista de profissionais que poderão ajudá-lo nessa escolha.

Programa Casa Segura: o melhor canal de informação sobre prevenção de acidentes com eletricidade.

*Caso tenha dúvidas sobre quais fios e cabos são os melhores para a sua instalação elétrica, entre no site da Qualifio e verifique todos os fabricantes confiáveis.