Na ânsia de efetuar a troca de um equipamento eletrônico por um melhor, as pessoas acabam se esquecendo que cada imóvel tem um limite de carga elétrica disponível.

Infelizmente, quando esse limite é ultrapassado, ocorre uma sobrecarga, que pode levar a um incêndio.

É importante saber que, cada tipo de padrão elétrico é indicado para uma certa instalação elétrica, e isto pode variar de acordo com a quantidade de aparelhos elétricos existentes na residência.

Abaixo listamos a quantidade de aparelhos indicados para cada tipo de padrão:

  • Padrão monofásico “A2” – 1 chuveiro, 6 lâmpadas, 10 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificador, batedeira, TV, aparelho de som, micro-ondas, entre outros;
  • Padrão bifásico “B2” – 2 chuveiros; 10 lâmpadas; 1 ferro de passar; 10 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificar, batedeira, TV, aparelho de som e etc;
  • Padrão trifásico “C1”:3 chuveiros; 15 lâmpadas; 1 motor de ½ cavalo; 1 freezer; 2 ferros de passar; 15 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificador, batedeira, TV, aparelho de som e etc;
  • Padrão trifásico “C2”:4 chuveiros; 20 lâmpadas; 2 motores de 1 cavalo; 2 ferros de passar; 1 microondas; 1 secadora de roupa; 2 aquecedores; 60 tomadas para ligar geladeira, máquina de lavar, liquidificar, batedeira, TV, aparelho de som e etc.

Tendo como base a lista acima, para escolher o padrão elétrico, leve sempre em conta a quantidade de eletrodomésticos que você tem ou terá em sua residência.

Qual a carga de cada imóvel?

O valor máximo de carga é dado pela instalação elétrica do imóvel, que pode variar, principalmente, de acordo com a bitola dos fios utilizados, o valor dos disjuntores e os tipos de circuito.

Portanto, é muito importante, ao efetuar a compra de um novo equipamento eletrônico, que você saiba qual a carga que sua residência é capaz de suportar, desta forma, você conseguirá evitar danos graves no futuro, inclusive o risco de um incêndio.

O Programa Casa Segura recomenda que, quando efetuar a toca de equipamentos antigos para modelos mais novos, você esteja ciente da carga elétrica suportada pela sua residência. Em caso de dúvidas, solicite a um eletricista de confiança que faça a verificação em sua instalação elétrica e efetue as adequações se necessário.

Programa Casa Segura, zelando pela sua segurança e de seus familiares.

 

Fonte consultada: http://www.redecaetano.com/voce-sabe-quantos-aparelhos-eletricos-voce-pode-ligar-na-rede-de-cada-tipo-de-padrao-eletrico/