As férias estão aí, isto significa que as crianças passarão mais tempo brincando em casa ou na rua com os amigos. Então, esta é uma ótima oportunidade para que sejam reforçados os cuidados que devemos ter, a fim de evitar acidentes com as instalações elétricas.

Dados divulgados pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – mostram que as ocorrências envolvendo crianças de 0 a 15 anos aumentaram 30% em 2017, quando comparado a dados divulgados no ano anterior.

No caso de crianças pequenas, a ocorrência acontece dentro da própria residência. Por esse motivo é necessário ter cuidado com as tomadas sem proteção, fios desencapados, extensões e aparelhos eletrônicos próximos ao chão.

Já, as vítimas de 5 a 15 anos sofrem mais acidentes ao tentar remover as pipas dos fios de alta tensão, encostar em cercas elétricas clandestinas, carregadores de celular, fios e cabos sem proteção.

Na verdade, todas essas causas são simples de serem combatidas. Em casa, a utilização de protetores de tomadas e a não utilização de benjamins, já são de grande ajuda.

Mas além disso, é importante que seja instalado, por um eletricista qualificado, um DR (dispositivo diferencial residual), aparelho obrigatório pelas normas da ABNT NBR 5410 desde 1997 pois, ele é responsável por proteger as pessoas e os animais contra choques elétricos.

Além disso, é importante que as crianças sejam orientadas quanto aos perigos que correm ao entrarem em contato com a eletricidade, como nunca tentar resgatar uma pipa de postes ou qualquer outro local.

Uma dica importante para os pais, principalmente na época de natal é tomar cuidado com a escolha dos presentes pois, muitos equipamentos utilizam baterias recarregáveis e, por isso, a faixa etária de utilização do brinquedo deve ser verificada e seguida.

Uma dica sempre válida é com relação à revisão das instalações elétricas das residências. Estas devem ser efetuadas a cada dez anos, ou menos, e sempre acompanhadas por profissionais qualificados e certificados, para que nada saia errado.

Algumas outras instruções importantes de serem seguidas a fim de evitar acidentes elétricos são:

  • Não recarregar aparelhos eletrônicos em cima de camas e sofás ou próximos a qualquer material combustível;
  • Apenas os pais devem manusear aparelhos que necessitam do uso de carregadores elétricos;
  • Verificar se a tensão de entrada dos carregadores é compatível com a da instalação;
  • Utilizar o carregador específico de cada aparelho;
  • Em caso de defeito do equipamento, procurar pela assistência técnica especializada;
  • Evitar ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada para não gerar sobrecorrente e/ ou curto-circuito;
  • Não ligar os aparelhos eletrônicos próximos a locais com água.

Nestas férias, zele pela sua segurança e de todos ao seu redor. Coloque em prática as dicas mencionadas acima e garanta um 2019 seguro.

Programa Casa Segura, cuidando de você e de seu patrimônio.