Muitas pessoas ainda não sabem, mas o aterramento elétrico de uma instalação é um sistema muito importante em caso de falha no isolamento, que assegura que as partes metálicas dos aparelhos descarreguem a corrente elétrica no solo, sem afetar o usuário. Ele é o responsável pela proteção quando há um contato com um equipamento energizado, pois é capaz de minimizar o risco de choques ou descargas elétricas.

A energia elétrica é tão comum em nosso dia-a-dia, que acabamos nos esquecendo da maneira que ela chega até a nossa casa. Quando as instalações elétricas estão com defeito, podem resultar vários problemas como quedas de energia, incêndios, choques, curto-circuito, fuga de energia, queima de aparelhos eletrônicos, e muitos outros.

Aterramento e DR: Uma dupla perfeita

Para que nenhum problema grave ocorra, a opção mais segura é efetuar a proteção da instalação elétrica através do aterramento elétrico.

Em uma instalação, o objetivo do circuito elétrico é efetuar o transporte de eletricidade; porém, quando há um isolamento mal feito, fios e cabos desencapados e sobrecargas elétricas, por exemplo, a eletricidade pode acabar se acumulando e sobrecarregar tanto a instalação quanto os equipamentos eletrônicos.

A fim de evitar que as pessoas levem choques ou que os equipamentos se estraguem, o aterramento elétrico é efetuado com o fio terra. Portanto, podemos dizer que o aterramento elétrico possui importantes funções como:

  • Proteção de pessoas contra choques elétricos;
  • Proteção de equipamentos eletroeletrônicos contra picos de energia e sobrecargas;
  • Proteção de pessoas e equipamentos de descargas atmosféricas;
  • Auxiliar no bom funcionamento de outros dispositivos de segurança como fusíveis e disjuntores, uma vez que a corrente elétrica é desviada para a terra.

Apesar de algumas pessoas ignorarem este fato, o uso do fio terra é um item obrigatório desde 2006, de acordo com a Lei n° 11.337 de 26 de julho de 2006. Mesmo com esta lei, as pessoas ainda acreditam que este sistema não possui tanta importância e acabam por ignorá-lo em sua residência.

Aterramento elétrico é coisa séria e precisa de atenção

Não coloque sua vida em risco. Verifique se a sua instalação elétrica está adequada e com o sistema de aterramento instalado corretamente.

Programa Casa Segura, prezando pela sua vida e de seus familiares.