Sabemos que todo ano é a mesma coisa e talvez até já tenhamos decorado qual o caminho que nos leva à economia de energia ao final do mês, mas é sempre bom relembrar.

Siga as nossas dicas e pague menos no final do mês.

Como sempre, no inverno, acabamos passando a maior parte do tempo em ambientes fechados, o que acaba aumentando o uso de aparelhos como chuveiros, aquecedores, secadores de cabelo, entre outros.

Porém, o resultado desse uso excessivo de aparelhos eletroeletrônicos no inverno é o valor da conta de luz no final do mês.

Portanto, uma dica é, ao adquirir qualquer eletrodoméstico, opte por aquele que possui menor consumo de energia. Este consumo é indicado através do selo Procel que mede a eficiência energética do produto.

Troque suas lâmpadas e garanta um futuro mais sustentável

Stand-By

Uma outra questão importante para reduzir o consumo de energia elétrica é não deixar os equipamentos no modo stand-by, pois este pequeno “sinalzinho” vermelho dos equipamentos pode representar até 12% do consumo de uma casa, segundo dados do Instituto Akatu.

Consumo Consciente

A fim de estabelecer um consumo de energia consciente nas milhares de residências do Brasil, algumas dicas são valiosas de serem levadas em consideração:

Use os eletrodomésticos a seu favor e economize na conta de energia

 

  1. Chuveiro Elétrico – Este é o campeão no aumento da conta de energia elétrica, sendo responsável por 25% a 35% da conta, conforme dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por esse motivo, procure reduzir o tempo do banho e deixe a temperatura no modo verão, pois desta forma há um consumo menor de energia elétrica;
  2. Iluminação – Sempre que possível, utilize a iluminação natural nos ambientes. Cores claras nas paredes também auxiliam na luminosidade. Quando sair de um cômodo, apague as luzes e substitua as lâmpadas incandescentes por LED. Essa atitude leva a um consumo de 60% a 80% menos energia;
  3. Televisores, computadores e notebooks – Procure não deixar a televisão ligada quando não existe ninguém assistindo. Já, no computador, desligue o monitor após 15 minutos sem uso, principalmente se o aparelho ficar mais que duas horas sem utilização;
  4. Aquecedores – Esses pequenos aparelhos podem chegar a um terço do gasto com energia elétrica no inverno. Portanto, procure não deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver dentro do ambiente;
  5. Maquinas de lavar e de secar – Sempre utilize a capacidade máxima do equipamento. Para as secadoras de roupas, procure utilizá-las apenas quando for realmente necessário;
  6. Geladeiras – Não abra a geladeira sem necessidade e não a deixe aberta por muito tempo, pois o ar quente que vem de fora força mais o motor, levando o equipamento a gastar cada vez mais energia para deixa-lo resfriado. Verifique sempre se a borracha de vedação está em bom estado e nunca utilize a parte de traz do equipamento para secar roupas.

Economia de energia – bom para o seu bolso e para o meio ambiente

O programa casa segura alerta que efetuar o controle de energia elétrica em sua residência não envolve apenas a economia financeira, mas também evita o desperdício desnecessário e contribui para a sustentabilidade do planeta.

Use a energia de forma consciente e não tenha surpresas no final do mês. Seu bolso e o planeta agradecem.

Programa Casa Segura, zelando pela sua segurança e de seu patrimônio.