Você sabia que os materiais condutores mais utilizados na fabricação de fios e cabos são o alumínio e o cobre? O primeiro, o alumínio, possui uma aplicação mais específica. Já o segundo, fios de cobre, são os principais materiais para instalações elétricas por conta das inúmeras propriedades do Cobre, sobretudo a condutividade e a durabilidade.

A principal função dos fios e cabos é conduzir a eletricidade para a distribuição de luz, aquecimento, sinalização, entre outros e podem ser utilizados em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

Para entender um pouco mais sobre fios e cabos na instalação elétrica, seguem 8 importantes dicas:

  1. A passagem dos cabos deve ser efetuada somente após os seguintes serviços realizados: revestimentos de paredes, tetos e pisos; impermeabilização da cobertura; instalação de portas, janelas e vedações (a fim de impedir a penetração de chuva); rede de eletrodutos e instalação das caixas de derivação, ligação ou passagem limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.
  2. Tanto as bitolas dos condutores, quanto o número de condutores instalados em cada eletroduto deve obedecer às especificações de cada tipo de projeto.
  3. Não efetuar a instalação de cabos isolados sem a proteção de eletrodutos, independentemente se esta for embutida, aparente ou enterrada no solo. Além disso não devem ser efetuadas emendas nos condutores dentro dos eletrodutos;
  4. Condutores e cabos não devem ser instalados em dutos para instalações não elétricas;
  5. Verifique as curvas nos condutores, para que elas não danifiquem sua isolação;
  6. As determinações apresentadas na norma NBR 5410 devem ser verificadas ao efetuar instalações ligadas em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações dentro de quadros elétricos;
  7. Não devem ser instalados cabos sem isolamento dentro de qualquer tipo de eletroduto, incluindo aqui o condutor de aterramento;
  8. É importante utilizar terminais apropriados para efetuar as ligações de condutores a disjuntores.

 

É importante, em todo serviço que envolva uma instalação elétrica, efetuar uma verificação e correção de possíveis problemas futuros, desta forma, o retrabalho é evitado e uma boa instalação e recomendação é garantida.

Programa Casa Segura, zelando pela sua vida e de seu patrimônio.