As festas juninas já começaram e sempre procuramos alertar as pessoas com relação aos cuidados que devem ser tomados.

Uma das recomendações para todos os frequentadores e montadores das festas juninas é com os emaranhados de fios, extensões e “gatos” que são feitos para conseguir ligar todos os equipamentos e iluminação das barracas. Para que nenhum problema ocorra, é necessário solicitar à concessionária de energia a ligação da eletricidade de maneira correta e não através de ligações clandestinas, pois essa atitude poderá provocar, no mínimo um desligamento geral da festa, ou então um curto-circuito, com consequências inimagináveis.

E o problema não é apenas a clandestinidade: ainda que as ligações sejam legais, a questão é se o circuito está dimensionado corretamente para a carga. Festas juninas demandam luzes e equipamentos muito acima do que é usado no dia-a-dia. Esse tipo de sobrecarga, além de dimensionamento correto para evitar curto-circuitos e incêndio, precisa estar amparado por DPS, DR etc, evitando que alguém leve um choque que pode ser fatal. Não esqueça de procurar sempre um profissional capacitado para executar o serviço e desconfie de quem promete muito por muito pouco.

O Programa Casa Segura Alerta que é muito importante tomar cuidado com as fogueiras pois estas não devem ser, em hipótese alguma, instaladas próximas à rede elétrica. Com o calor, os componentes e isolantes contidos na fiação de derretem, causando acidentes.

Com relação às bandeirinhas, a recomendação é de não coloca-las nos postes, pois há perigo de choque de alta tensão tanto na instalação como depois, caso venham a se soltar, podendo causar a morte. Com eletricidade não se brinca.

Ninguém quer estragar uma festa tão bonita, não é mesmo? Portanto, fique atento às instalações elétricas nesta época festiva e divirta-se.

Programa Casa Segura – zelando pela sua segurança e de seu patrimônio.