Quando o período de chuvas se inicia, ele vem acompanhado, muitas vezes, das descargas elétricas (raios), que podem ocasionar danos nos eletrodomésticos dentro das residências.

Mas o que deve ser feito quando notamos que as chuvas estão acompanhadas de raios? Neste caso, a principal dica é desligar os aparelhos elétricos da tomada, pois os raios podem atingir o sistema elétrico provocando a interrupção do fornecimento de energia e danificar os aparelhos.

Algumas dicas são bem úteis quando queremos evitar danos nos eletrodomésticos, principalmente quando há chuva com presença de raios, como por exemplo, não utilizar telefones ou celulares conectados na tomada; não ligar chuveiros ou torneiras elétricas; verificar, com um eletricista de confiança, se há aterramento na rede elétrica de sua residência e se o dispositivo de proteção contra surtos está instalado.

Como sabemos, os raios são perigosos e podem ser os responsáveis por causar graves acidentes nas pessoas mais descuidadas. Por esse motivo, sempre fique atento quando perceber que uma chuva se aproxima. Desligar seus eletroeletrônico e não utilizar utilize nenhum equipamento que esteja ligado diretamente na rede elétrica já podem auxiliar na sua segurança e de sua família.

Para que não tenha problemas com sua instalação elétrica, e nem prejuízos em dias de chuva, solicite a presença de um eletricista em sua residência para que ele faça a verificação de sua rede elétrica e os ajustes necessários, como reformas, substituição de fiação e instalação de dispositivo de proteção contra surtos. Desta forma, você e sua família estarão protegidos e seguros.

Contrate sempre profissionais qualificados para efetuar o serviço elétrico em sua residência. Conheça: www.encontreseueletricista.com.br, uma iniciativa que conta com o apoio do Programa Casa Segura.

Nunca se esqueça: Você é o único responsável pela sua segurança.