O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões da conta de energia de nossas casas, sendo um dos equipamentos que mais consomem energia, chegando a ser responsável por 25% do consumo total das nossas residências.

fb-post-DR_Fazdiferenca_chuveiro

Isso significa que tomar banhos curtos e mudar a posição da chave do chuveiro de inverno para verão faz toda a diferença! E sabe por quê?

Porque a mudança da posição da chave faz diminuir a corrente elétrica que passa através do chuveiro. Por consequência, isso diminui a potência dissipada por ele, fazendo com que a água esquente menos. Ou seja, a chave “inverno” e “verão” é responsável em regular o trecho da resistência que é percorrido pela corrente. Na posição “verão”, toda a resistência é ativada. Com mais espaço para circular, os elétrons esquentam menos a resistência, e a água fica numa temperatura morna.

Na indicação “inverno”, o consumo de energia chega a ser em média 30% maior. Para driblar esse consumo, além de deixar o chuveiro no modo “verão”, vale a pena adotar alguns hábitos de consumo que ajudam você a economizar:

  • Evite banhos demorados. Não ultrapasse 6 – 10 minutos.
  • Feche a torneira enquanto se ensaboa. Pode ser um pouco desconfortável, mas faz diferença no consumo, e no verão não é tão ruim assim.
  • Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão” e, se conseguir, estenda esse hábito para dias de temperaturas amenas. Você se acostuma rapidinho. 😉