Com tantos raios e trovões que acontecem durante o período de chuvas, a probabilidade de acontecer uma descarga atmosférica e atingir o seu imóvel é muito grande. Será que você já reparou se sua casa tem instalado um para-raios? E quais são as condições do para-raios do edifício onde você vive?

Em um país com uma alta incidência de raios como o Brasil, o para-raios deveria ser um item obrigatório em qualquer residência ou edifício. Segundo o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica) referência mundial nas pesquisas sobre raios, o Brasil é o país do mundo com a maior incidência de raios. Sendo assim, todas as residências edifícios de nosso país deveriam possuir um para-raios.

copia shutterstock_502159411

A principal função do para-raios é evitar que os raios ocorram. Os para-raios são hastes metálicas ligadas por cabos condutores ao solo, colocadas nos telhados das residências de modo a criar um caminho por onde o raio possa passar em direção ao solo, sem causar danos. No solo ele se dissipa. Embora os para-raios não protejam totalmente uma residência, o seu uso diminui consideravelmente os acidentes provocados por raios.

Apesar de existir a norma ABNT NBR BR 5419/2015 que estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas, uma vez que as normas no Brasil são voluntárias e não mandatórias, faz com que a sua aplicação não seja uma realidade em muitos casos.

A falta de para-raios em épocas de temporais pode representar sérios prejuízos, já que a descarga elétrica de um raio sobre uma antena (televisão, rádio) ou sobre um poste de energia elétrica causa a queima de equipamentos domésticos como máquinas de lavar, televisores, aparelhos de som, etc. Você conhece alguém que já perdeu um equipamento por conta de raios, não é mesmo?

Aproveite essa época do ano para chamar um profissional eletricista para checar se sua casa tem instalado o para-raios e se o mesmo encontra em boas condições. Somente assim você poderá ficar tranquilo em casa, enquanto a chuva cai bem forte lá fora!

Assista o vídeo abaixo!