Você sabia que uma alteração na energia conhecida como surto de tensão, em curto espaço de tempo, pode danificar seus aparelhos eletrônicos? A descarga (que conhecemos como raio) pode causar este surto, mesmo tendo ocorrido longe da sua instalação, já que ele pode vir pela rede da sua distribuidora de energia elétrica.

Para se proteger, você deve comprar um dispositivo no mercado chamado DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão – que desvia esse surto para a terra, não permitindo que ele chegue até a sua instalação e aos seus equipamentos, preservando-os. A instalação desse dispositivo requer conhecimento aprofundado da sua instalação elétrica.

fb-post-DPS_Fazdiferenca

O DPS é capaz de proteger equipamentos eletroeletrônicos contra picos de tensão que podem vir da rede elétrica, de cabos de TV (por assinatura ou de antena externa) ou da linha telefônica. Esses picos de tensão são causados por eventos como descargas atmosféricas (os raios), liga e desliga de aparelhos nas redondezas (principalmente em áreas que tenham indústrias) e grandes oscilações vindas da rede de distribuição de energia em geral.

É importante mencionar que normalmente outros aparelhos são confundidos com DPS mas não atuam da mesma forma. O Estabilizador de Tensão, de uso muito comum em computadores, por exemplo, apenas atenua pequenas oscilações da rede elétrica. Entretanto, hoje em dia os próprios aparelhos já têm uma resistência bem maior a oscilações desse tipo, além da rede elétrica também ser bem mais estável atualmente. Já os Filtros de Linha minimizam os ‘ruídos’ da rede elétrica, gerados por outros aparelhos ligados à rede elétrica. Nenhum deles atua da mesma forma e com a mesma segurança do DPS.

A proteção contra raios e grandes picos de tensão só o DPS oferece realmente. E são exatamente esses surtos elétricos que causam mais prejuízos.

Vale a pena você verificar se a sua casa possuí um DPS instalado. Ele custa pouco e adiciona uma camada de segurança importante na sua casa para preservar seus aparelhos eletrônicos. O Lembre-se que a instalação desse equipamento deve ser realizada por um profissional habilitado, um eletricista consciente.

#faztodadiferença