Sabe aquela luzinha vermelha (ou azul) que continua acesa mesmo depois de você ter desligado a sua televisão? Essa luz, conhecida como modo “Standby” ou “Espera” pode ser chamada de consumo “vampiro”, pois acontece exatamente quando deixamos os equipamentos eletrônicos conectados nas tomadas mesmo quando não estão sendo usados.

Testes realizados pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – apontam os principais vilões de consumo “vampiro” de energia: ar-condicionado tipo split, TV, aparelho de som e microondas.

Para se ter uma ideia, para um microondas ligado à tomada o ano todo, o modo standby representa aproximadamente 25% do consumo de energia do aparelho, se você usa ele por 20 minutos por dia.

No programa de etiquetagem brasileira, o INMETRO observou que uma TV pode consumir até 3,7 KWh/mês em modo ‘stand by’, isto significa que uma desligar a televisão da tomada equivale a uma economia no fim do ano.

stand-by2

O total consumido por todos os equipamentos ligados no modo standby pode representar até 12% do consumo de energia elétrica de uma residência, segundo dados do Instituto Akatu.

Siga as dicas do Programa Casa Segura para evitar o consumo “vampiro” em casa:

  1. Retire da tomada todos aqueles equipamentos que são poucos utilizados e que usam o modo de espera (standby)
  2. Na hora da compra, sempre observe a etiqueta sobre o consumo energético do equipamento, dando preferência aos mais econômicos.
  3. Realize periodicamente a manutenção correta de sua instalação elétrica, isso também ajudará você a economizar energia.

Evite o desperdício de energia!

Férias Seguras é aqui no Programa Casa Segura.