Você sabe o que significa falar em Eficiência Energética? Conceito importantíssimo e ainda pouco discutido, sua importância na sociedade atual é enorme para ser deixado de lado. Em resumo, toda forma de economia de energia elétrica combinada com seu uso racional pode ser considerado eficiência energética.

Em primeiro lugar, é importante destacar que é possível aplicar novos hábitos de eficiência energética em ambientes de todos os tamanhos, seja residencial ou comercial. O ambiente corporativo, como escritórios, também tem hábitos conscientes que podem ser adotados. O objetivo maior é de aliar a conscientização sobre a mudança climática com a economia na conta de luz.

cópia de shutterstock_236258068

No último dia 05 de março foi comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética, e com ele surge a importância de retomar a discussão sobre o tema. “Economia financeira e produção otimizada são alguns dos principais resultados da eficiência energética em residências, ambientes empresariais e industriais”, diz Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP, em entrevista ao portal r3. “Algumas mudanças de hábito inclusive podem minimizar o desperdício e, consequentemente, auxiliam para o melhor uso das fontes de energia e para uma redução da conta de luz”, completa Scarpa.

Uma das práticas recomendadas para aplicar dentro de casa é a troca de equipamentos antigos por modelos mais novos e eficientes, sempre conferindo o selo PROCEL, que deve estar afixado em todos os produtos na hora da compra. Ar-condicionados e geladeiras, famosos vilões do consumo, poder ter seu gasto energético bastante reduzido, afetando a conta de luz.

É importante destacar que equipamentos eficientes dependem bastante da qualidade da rede elétrica da sua residência. Como você já aprendeu aqui no Programa Casa Segura, temos sempre que verificar o estado da instalação elétrica de nossas casas e escritórios, já que fios desencapados, instalações insuficientes e dimensionamento incorreto dos fios não apenas aumentam a conta de luz, mas se tornam verdadeiras armadilhas dentro de casa, já que a fuga de corrente pode até matar.

Por isso, é indispensável convidar um eletricista certificado e de confiança para visitar e revisar as instalações elétricas de sua residência. Assim você garante sempre uma casa segura e eficiente!

 

 

Com informações do PortalR3.